5 Motivos para aderir a Construção Modular para expansão do seu negócio

Se você já construiu antes deve lembrar que, além das diversas decisões referentes ao projeto, você teve que se preocupar com atrasos, desperdícios, incompatibilidades e outras complicações. Os motivos para justificar estes problemas são os mais diversos, mas os resultados são geralmente os mesmos: a sua insatisfação e desgaste durante a obra.

Através do conceito da construção modular é possível eliminar estes problemas tão comuns na construção civil. Para você entender como isso é possível, vou apresentar neste artigo cinco motivos para construir com tecnologia modular embasados em conceitos bem práticos. Com isso, você conseguirá entender e facilmente trazer para a sua realidade o que apresentarei.

Prazo

A construção modular é capaz de reduzir em 70% o prazo de execução e adiantar a sua inauguração. Por ser uma construção fabricada, não está sujeita as variações climáticas durante a sua execução;

Os materiais utilizados na construção modular são industrializados também, não havendo processos artesanais tais como armação, caixaria, concretagem, etc, e nem tempo de cura de concreto. Isso faz com que a construção ocorra em uma velocidade muito maior.

A fundação, o paisagismo, a infraestrutura de pavimentação e o estacionamento podem ser executadas em paralelo com a fabricação da edificação em si. O resultado é um cronograma muito mais curto com atividades em paralelo, que de outra forma seriam em sequência.

 Sustentabilidade e Vida Útil

Um dos grandes motivos para se construir modular é o fato de ser uma construção muito mais sustentável do que a de alvenaria. A construção modular é mais sustentável pelos seguintes motivos:

  •         Utiliza materiais industrializados sob medida e reduzem em mais de 4x os resíduos gerados;
  •         Alta eficiência térmica devido aos painéis frigoríficos usados nas paredes e coberturas;
  •         Construção a seco com mínima utilização direta de água;
  •         Captação da água da chuva em todos os módulos;
  •         Possibilidade de geração de energia através de placas solares embutidas na cobertura;
  •         Elimina a necessidade de demolição e eterniza a vida útil da estrutura e de seus acabamentos.

Este último ponto é sem dúvida o que tem mais impacto na sustentabilidade de uma edificação modular. O fato de não ser necessária a demolição para a renovação dos espaços, relocação de ponto ou algo do tipo, é o que eterniza a vida útil de cada módulo. O acabamento pode ser alterado ou não, o layout também, mas a estrutura poderá ser sempre reaproveitada.

Isso é um fator que economiza recursos naturais como matéria prima e energia. Prolonga indefinidamente a vida útil do seu bem e torna a construção modular um investimento flexível ao invés de uma imobilização de capital.

 Mobilidade

O outro grande motivo para você construir modular é o fato de que os módulos podem ser transportados sem perda significativa de material. Isso possibilita a relocação de “imóveis” com o custo reduzido da logística. Desta forma o ponto pode ser testado, o terreno pode ser alugado pois após determinado período você pode simplesmente relocar o seu negócio sem perder o investimento.

As academias Mormaii fitness de Floripa, por exemplo, foram instaladas sobre estacionamentos. Foi utilizado o “espaço aéreo” dos estacionamentos através de pórticos estruturais que elevam a academia deixando o estacionamento existente livre e sombreado.

Baixo Impacto no Terreno

Como mencionei, a construção modular é feita em paralelo com a infraestrutura e paisagismo do terreno. Em locais onde há vegetação a ser preservada ou proximidade de vizinhos, por exemplo, a ausência de canteiro de obras e a instalação dos módulos permite reduzir o impacto gerado no terreno.

A intervenção no ambiente é muito mais sutil e o espaço requerido para se instalar uma edificação modular é menor. Isso resulta em redução do impacto ambiental e pode inclusive facilitar a aprovação de empreendimentos.

 Flexibilidade de Expansão

Nossos módulos, quando não prevista a expansão, podem suportar mais 3 andares em cima do primeiro. Quando previsto, nossos módulos podem verticalizar até 10 pavimentos com a tecnologia que temos hoje.

Utilizando o exemplo das farmácias, é possível aumentar um ponto durante a alta temporada e depois relocar o excedente para algum outro ponto durante a baixa temporada.

Portanto, a flexibilidade de expansão e relocação também tornam o seu negócio mais dinâmico e menos engessado.

E você? Como está em relação aos seus concorrentes? Saiba mais sobre suas possibilidades de construção clicando aqui!

Até a próxima,

Ricardo Mateus.
CEO Brasil ao Cubo.

1 Comentário

  1. wilson da silva disse:

    Achei espetacular,muito eficaz eu gostei muito,vou sim querer obter mais conhecimento dos produtos enviado a mim ,te agradeço pela suas informação..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *